quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Análise do time após 6 rodadas

Primeiramente peço perdão pela falta de atualizações, a ocupação é tamanha que não arranjei tempo nem para importar comentários sobre os jogos.

Mas o importante é que o Botafogo, após a derrota para o Volta Redonda, aplicou duas goleadas: 4 a 1 no Bangu, no Engenhão e 5 a 1 no Friburguense em Nova Friburgo.

Não que essas goleadas signifiquem efetivamente que o time do Botafogo é uma máquina, ou nem mesmo que é um time confiável, mas tais resultados demonstraram a aplicação dos jogadores em campo na busca pelo título do Estadual.

Até agora dois jogadores merecem algum destaque por terem protagonizado algumas partidas: 
Victor Simões, com 5 gols e muita determinação e Maicosuel, que brilhou mesmo apenas em duas partidas (na 1ª e na 6ª rodada) quando marcou quatro gols, mas fez assistências em quase todas as partidas;

E outros jogadores tem ganhado importância dentro do time titular: Leandro Guerreiro, que é o melhor em desarmes no atual time; Alessandro, graças à sua disposição em campo, apesar da limitação técnica; Thiaguinho, que ganhou a vaga na lateral-esquerda mesmo sendo destro e Fahel, que ganhou vaga no time e já marcou três gols. 

Reinaldo tem boa técnica, fez dois gols e três assistências, mas ainda não rendeu o que se esperava - mas tem tudo para mostrar seu bom futebol na hora certa: nos jogos decisivos. 

Outros jogadores que seguem "em avaliação" são: o jovem goleiro Renan, que alternou boas e má partidas; o volante Léo Silva; o zagueiro e capitão Juninho; e outros como o meia Jean Carioca e o volante Batista, que não tiveram  oportunidades suficientes.

Entretanto, outros jogadores realmente decepcionaram, como Eduardo e Lucas Silva. Enquanto outros renderam apenas o que esperava-se deles (ou seja, muito pouco): casos do zagueiro Émerson e do atacante Diego.

E mais uma vez o Botafogo consegue, após a saída de vários jogadores titulares, remontar seu elenco em um curto tempo. É certo que a qualidade do atual time é muito discutível, assim como o mesmo ainda apresenta várias falhas, mas na verdade é admirável a capacidade do elenco de adaptação e entrosamento demonstrados em apenas meia dúzia de jogos. Basta compararmos o desempenho do Botafogo com o de alguns outros times que foram desmontados no fim do ano passado para vermos que não é tão simples, nem muito menos rápida, a reformulação de um time. 

Todos esses elogios são válidos apenas se considerarmos a precária situação do elenco no final do ano passado. Mas em relação à disputa do Carioca, o time do Botafogo não teve ainda um grande teste para passar confiança suficiente. Os melhores times pequenos do grupo, na minha opinião (apesar de não serem os melhores colocados) são Boavista e Volta Redonda, sendo que o Botafogo ganhou no sufoco do primeiro e perdeu para o segundo. Ou seja, os resultados obtidos até agora são sinal de um elenco motivado, mas nada além disso. Para realmente sabermos se o time é suficientemente bom para ser campeão, temos que esperar a semifinal - o clássico do domingo não é tão importante.

Mas resumidamente, o time do Botafogo até agora é, devido a sua determinação: um time pelo qual vale a pena torcer.

Nenhum comentário: