segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bem vindo, 2009!




Caros botafoguenses,

Mudança. Essa palavra define o Botafogo de 2009. O ano de 2008 foi surpreendentemente parecido com 2007 em campo, e ainda pior fora dele, devido aos constantes atrasos de salários. Pode-se dizer, portanto, que foi um ano conturbado para o clube e frustrante para a torcida.
Ao final do ano passado, enquanto era acertada a transição de gestões (Bebeto de Freitas não poderia reeleger-se novamente), o clube viveu uma dramática crise financeira. Os salários atrasados refletiram em campo, já que o time não rendia mais nem metade do que rendia outrora, e chegou ao cúmulo de causar saída de jogadores. Uma foi precoce - Carlos Alberto abandonou o barco antes do fim do Brasileirão, e as outras, por mais que o Bota tenha procurado alguns jogadores para renovação, estes assumiam que estavam saindo por causa do atraso de salários e da incerteza do futuro do clube.

Estes e outros problemas faziam parte do cenário em que a nova diretoria do clube, liderada pelo novo presidente Maurício Assumpção, assumiu seu posto. A missão, portanto, não era nada grata. Mas até aqui essa nova diretoria tem mostrado competências inexistentes na gestão passada: profissionalismo - contratou-se um diretor especialista com formação e experiência em cada área: financeiro, de futebol, jurídico, marketing, entre outros, desbancando os antigos "colaboradores". compromisso - até agora a diretoria tem mantido sua palavra quanto ao compromisso em relação ao orçamento, sendo que tinham como meta diminuir a folha salarial em 30% e conseguiram muito mais do que isso (quase 50%), além da fixação do teto salarial em R$ 80.000,00.

Maurício Assumpção, presidente do Botafogo no triênio 2009-2011

Claro que os problemas do Botafogo não serão solucionados repentinamente. Mas algumas novidades na gestão do clube trazem uma perspectiva mais positiva do que o sombrio estado que o clube chegou ao final do ano passado. A consultoria da Traffic, por exemplo, que deve injetar no total R$ 20 milhões só para contratação e pagamento de salário de jogadores pode ser algo benéfico se bem administrado. Mas o grande triunfo do Botafogo de Futebol e Regatas acontecerá se realmente essa nova gestão conseguir cumprir o que tem dito sobre as divisões de base. Já está sendo criada uma empresa a parte para que o Botafogo arrecade fundos destinados exclusivamente para investir no seu futuro, que é a formação de bons pratas-da-casa.

É com esperança, tão necessária a nós botafoguenses, que acompanhamos as mudanças que estão ocorrendo no nosso amado clube. Os primeiros passos já começam a ser dados agora. É torcer para que o time e o clube evoluam juntos.

Saudações Alvinegras.

Nenhum comentário: